Parágrafo dialógico: Animação cultural
O texto "Animação cultural" de Flusser, ao introduzir a relação entre a animalidade e a objetividade, expõe que nós seres humanos, almejando pelo domínio e afirmação de nossa supremacia sobre os animais, nos assumimos objetos, que seriam de uma natureza superior por terem sua origem na racionalidade do homem. Assim, após conquistarmos tal preeminência, ainda buscamos sobrepor os próprios objetos que criamos, tentando escraviza-los à nossa função, sem nos darmos conta, porém, da nossa dependência neles e como esses já exercem certo poder sobre a humanidade, invertendo a relação preexistente de que os objetos existem em função do homem, haja vista que o homem agora, vive em função dos objetos.
Nesse sentido, podemos relacionar essa tese com o documentário "O dilema das redes" que expõe essa inversão à medida que denuncia o controle que os algoritmos exercem sobre a sociedade, sendo os objetos q utilizam essa ferramenta, programados para ter esse poder de acordo com os interesses de grandes empresas e afins, evidenciando o início da metafórica "revolução dos objetos" caracterizada no texto.
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